Destaque

Ensino profissionalizante de Rondônia expande formação profissional para o agronegócio com cursos remotos

Redação

O ensino profissionalizante em Rondônia está ampliando a capacitação para ocupações voltadas ao agronegócio com a oferta de cursos remotos. Essa iniciativa, que democratiza a qualificação da mão de obra no setor rural, é conduzida pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).

A unidade executora do Idep em Pimenta Bueno, o Centro de Educação Rural (Centec) Abaitará, oferece diversos cursos online. Entre eles, destacam-se:

  • Implementos Agrícolas
  • Manejo Agroecológico de Animais
  • Planejamento Agrícola
  • Planejamento e Administração Rural
  • Nutrição Animal
  • Gestão Ambiental
  • Auxiliar de Elaboração de Projetos Rurais

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou que os cursos remotos lançados para atender quem foca a carreira profissional no campo integram uma estratégia governamental para democratizar a qualificação da mão de obra em todas as regiões do estado. “Com a interiorização do ensino profissionalizante, o agronegócio é fortalecido, porque tanto estudantes em início de carreira como trabalhadores estão sendo preparados para atuarem neste importante segmento econômico”, afirmou o governador.

Qualificação e Atualização Profissional

Daryane Vitória Pellenz da Silva, de 17 anos, que concluirá o Curso Técnico em Agropecuária em 2026, busca ampliar seus conhecimentos na área por meio do ensino online. Após realizar os cursos de Gestão Ambiental e Nutrição Animal, ela atualmente frequenta o curso de Implementos Agrícolas. “Estou atualizando o currículo para ter mais oportunidades, quando chegar ao mercado de trabalho”, argumentou a estudante de Rolim de Moura.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressaltou que a instituição leva conhecimento a quem se qualifica para o agronegócio por meio do ensino online e das escolas móveis, que ofertam cursos nas áreas de máquinas agrícolas, frigorífico e piscicultura. “Com o avanço tecnológico no campo, o trabalhador que atua na Zona Rural precisa se capacitar de forma contínua para acompanhar as transformações que impactam as profissões”, observou.

play_circleTV ao Vivo

AO VIVO

Comentários

Deixe sua opinião sobre este conteúdo usando sua conta do Facebook.

Notícias relacionadas

partly_cloudy_dayPrevisão do Tempo