Destaque

Comissão aprova suspensão de dívidas rurais por 36 meses devido ao El Niño

Redação

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural deu sinal verde a um projeto de lei que estabelece a suspensão, por um período de 36 meses, da cobrança de financiamentos e empréstimos rurais. A medida beneficiará produtores de áreas afetadas pelo fenômeno climático El Niño.

Conforme a proposta, os pagamentos de empréstimos vinculados aos seguintes programas de crédito rural serão suspensos:

  • Programa de Incentivo à Irrigação e à Produção em Ambiente Protegido (Moderinfra);
  • Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro);
  • Programa de desenvolvimento cooperativo para agregação de valor à produção agropecuária (Prodecoop);
  • Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf);
  • Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp);
  • Programa de Capitalização das Cooperativas de Produção Agropecuária (BNDES – Procap-Agro);
  • BNDES – Agro;
  • BB – Investe Agro; e
  • Financiamentos de Custeio Pecuário.

A retomada dos pagamentos ocorrerá 12 meses após o término do período de suspensão, dividida em três parcelas anuais.

O deputado Coronel Meira (PL-PE), relator da matéria, apresentou um substitutivo que expandiu o escopo do Projeto de Lei 2062/24, de autoria do deputado Leo Prates (Republicanos-BA). A proposta original restringia o benefício aos produtores da região conhecida como Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Com a alteração, a medida agora abrange todos os produtores rurais de estados impactados por períodos de estiagem ou por chuvas intensas.

Para o relator, a iniciativa é fundamental para prevenir perdas na produção de alimentos e assegurar a estabilidade econômica do setor agropecuário. Ele enfatizou que se trata de "um instrumento transitório, direcionado e proporcional à gravidade da situação enfrentada".

Um boletim da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, divulgado em 13 de março, indica uma probabilidade de 62% de que o fenômeno El Niño se manifeste entre junho e agosto deste ano. A partir de agosto, essa probabilidade cresce, superando 80% até o final de 2026.

Próximas Etapas

Ainda em caráter conclusivo, a proposta passará pela análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para que se torne lei, o texto necessita de aprovação tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

play_circleTV ao Vivo

AO VIVO

Comentários

Deixe sua opinião sobre este conteúdo usando sua conta do Facebook.

Notícias relacionadas

partly_cloudy_dayPrevisão do Tempo